quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

SEU GILBERTO NÃO CONHECE UMA BALEIA

Seu Gilberto não conhece uma baleia. Disse-me que nunca viu uma nem em fotografia. Prometi-lhe que da próxima vez que eu for em sua cidade vou levar-lhe fotografias de baleias. Ele pediu-me que fossem bem grandes. Expliquei-lhe que só não dá para ser em tamanho natural, claro.


Foi no percurso de quatro quilômetros da Pousada Ecológica até o centro de Andaraí, a pé para tirar as fotografias, que eu conheci seu Gilbertinho, como ele prefere ser chamado. Setenta e oito anos de pura simpatia e amabilidade. Desci alguns metros abaixo da ponte onde mais adiante ele lavava untesílios domésticos. Ajudou-me a me acomodar nas pedras. Lindas rochas rosadas que mais pareciam pintadas. Contou-me suas peripécias pela vida enquanto Júnior se deliciava na água gelada e cristalina. Um banho refrescante que a vontade era não sair mais de lá.  Foi aí que ele quis saber todos os detalhes do mamífero que para ele, até então, era um peixe. Deu trabalho para convencer seu Gilbertinho que ela até amamentava seus filhotes. Depois do banho relaxante subimos ladeira acima com Júnior levando o carrinho de mão do meu novo amigo enquanto nossa prosa continuava animada. E tome-lhe baleia. Não que eu seja expert no assunto, mas, em vista do que ele sabia..
.
Na volta do passeio fiquei intrigada pelo quanto muitos tem que se debruçar extenuadamente horas e horas sobre textos e mais textos para colher material suficiente para poder tratar de assuntos complexos e, no entanto, ali, havia um homem simples que tão somente queria saber sobre  baleias. Nada de um estudo científico. Só o que ela fazia nessa terra.

A simplicidade pede passagem para que uma vida dedicada à intelectualidade caia por terra ao saber que existe no mundo alguém que a única coisa que exige de seu conhecimento é que você lhe explique como é, e o que faz, uma baleia.

E assim eu vou virando esta página pedindo ao Senhor que muito em breve eu possa desfrutar das coisas mais simples que a vida tem para oferecer. Inclusive os amigos! Inclusive saber mais sobre baleias!




Nenhum comentário:

Postar um comentário